terça-feira, 9 de outubro de 2007

Muriel Paraboni e a maratona produtiva!!!


Oficina de Produção
Sábado 6/10/2007


A oficina de produção foi um momento muito rico e estimulante. Ao final das mais de 7(!!!) horas de oficina, eu percebi tanto no Muriel quanto nas pessoas que participaram da oficina um contentamento pelo dever cumprido e pela descoberta de algo novo.


A oficina começou pela manhã com o Muriel dando uma noção do tamanho de produção de cinema profissional e contando relato de suas experiências com TV e película. Em contraponto, nos falou de suas novas experiências depois de estar saturado com essas grandes produções, nos ampliando horizontes e descrevendo uma nova forma de fazer, apoiado na criação de esculturas. Já nessa primeira parte, a oficina se prolongou e a gente foi parar depois da uma da tarde. Na volta, pra segunda parte do programa, o Muriel acabou propondo colocar a mão na massa, trabalhando com esse novo modus operandi a que ele e tantos outros cineastas estão se filiando. E realmente a teoria justifiou-se na prática. em três horas fizemos um vídeo coletivo bem interessante. E não foi um vídeo simples. Com o que tínhamos em mão (e sem preparar nada) criamos uma história que envolvia atuação, maquiagem, produção de locação, elementos de cena. Com isso a oficina terminou as sete, e fomos obrigados a arrumar a sala rapidamente (pois foi nosso cenário) para a exibição dos curtas.


O melhor de tudo foram os comentários e a alegria de todos após o término da oficina. e nos dias que se seguiram, em conversas com o Muriel e com os alunos, percebi que a famosa química entre ele e nós vai nos obrigar (obrigação boa) a armarmos alguma outra atividade junto.


Todos comentaram que o legal da oficina foi ter visão de uma grande produção (que muitas vezes está distante de nós) e ainda assim termos a visualização de uma produção.
Infelizmente, por problemas de trabalho ou pessoais, nem todo mundo conseguiu assistir aos dois turnos, mesmo assim o público da oficina estava ótimo, um bom número de pessoas, participativos e interessados


MOSTRA


A mostra abriu com o trabalho do Bob Marcos, aluno da primeira turma da oficina do ArtEstação (segunda semestre de 2006) que ainda tinha como oficineiro o Claudio Azevedo. Depois veio um vídeo feito pela segunda turma do Artestação (primeiro semestre de 2007), já tendo a mim como oficineiro. Mostramos um vídeo editado pelo Lennon Porciúncula e por mim com imagens em vídeo de Gabriela Fonseca, Karine Coll, do Lennon e minhas e com imagens em fotos de alunos da segunda turma da oficina de fotografia do ArtEstação.


Depois mostramos três vídeos do Muriel, e ele nos comentou sobre a produção de cada um. Por fim, e por pedidos da platéia, foi mostrado um vídeo clipe da banda Space Rave também dirigido pelo Muriel.




Sandro M. C. Mendes

Coordenador do evento

Nenhum comentário: